Tuesday, June 13, 2006

DIA DE PORTUGAL


Na 6af passada fui à recepção na embaixada portuguesa. Cheguei lá e o Sr. Embaixador começou logo a refilar comigo, pois já tinha chegado ao Luxemburgo há duas semanas e ainda não o tinha visitado... não foi por mal, mas não ia tocar à porta e dizer "Cheguei!", ele é o nosso Embaixador no Luxemburgo, eu sou a Vanessa (ponto). A recepção foi muito simples, com alguns dos nossos conterrâneos, uns da banca, outros da restauração, orgãos sociais, etc, etc... incluindo uma senhora, uma personagem que vai a todas e adora organizar, ajudar, é a Balbina!Faz um pouco de tudo, não, não é Tiiiiiiiiia... mas é uma querida aqui dos nossos portugueses.

Esta recepção teve a presença da Secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que por sinal é muito simpática, elegante e super sociável (tem um percurso mto interessante em termos profissionais).A nossa Secretária de Estado condecorou um português, Felix Braz do Partido dos Verdes, que é o primeiro "Echevin" português!!Tudo graças à enorme comunidade portuguesa que aqui vive.

SABADO:dia 10 de Junho, dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e Dia de Camões foi pautado pela homenagem a Camões. Foi inaugurada uma estátua do busto de Camões. Foi um momento muito importante para os portugueses e luso-descendentes porque pela primeira vez homenageou-se um português. O local escolhido foi numa praça no Bairro de Bonnevoie onde vivem muitos portugueses. Esta homenagem foi conseguida graças a vários contributos e igualmente à Câmara de Comércio Luso Luxemburguesa. Esta cerimónia teve a participação activa do Presidente da CCILL (meu chefe), de uma luso descendente que declamou poesia de Camões tanto em português, como em francês... o que é muito estranho?! Falaram ainda a Secretária de Estado, o nosso Pe Belmiro, Representante máximo da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo, que benzeu a estátua. Falou ainda um eurodeputado luxemburguês, em representação da Câmara do Luxemburgo. Este último é um grande maluco... jovem, cheio de pica, depois da cerimonia pediu permissão para se retirar, pois a noite anterior foi dura....até as 7h da manhã e tinha que se ir deitar... permissão concedida, foi embora no seu motão...


Depois da cerimónia em si, houve um beberete no Lisboa II seguido de um almoço oferecido pelo Pe Belmiro no restaurante Boston. (eu já não fui... ia para a Bélgica a essa hora passar o fim de semana!!)


Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas daqui da Comunidade Portuguesa, mas tenho pena que só ontem é que recebi os meus cartões de visita!!hihi...





No comments: