
Ontem à noite fui ao concerto dos Sigur Rós aqui no Luxemburgo, na Abadia de NeuMunster. Como já tinha dito num post anterior, não conhecia as músicas deste grupo islandês. Já tinha ouvido falar deles, sei que já tiveram em Portugal... mas nunca tinha tido curiosisdade em conhecê-los... que mal!!Pois fiquei a gostar imenso deles!!! Adorei o concerto, boa onda, sons variados, muito completo mesmo!!!
Quando cheguei à Abadia, com a Suzana, o Jorge, a Catherine (maltesa), o Duarte e o João... as pessoas estavam junto dos bares a beberem... e ouvia-se um som agradável, num final de dia super quente! Quando olho para o palco estavam 4 jovens raparigas... que vim a saber que também islandesas e mais que tocam na banda dos Sigur Rós! Chegamos praticamente no fim da primeira parte... e eis que vejo uma delas a tocar um instrumento que nunca vi... que dá um som que também não sei explicar.... (ver foto da direita) é 1 especie de chapa de metal mole, ao principio parecia 1 serra! em que ela passa uma vareta tipo de violino... dá 1 som espectacular!!!


Quando começou a segunda parte ainda havia muito sol.... mas o palco tinha um pano branco translucido... o Sigur Rós começaram a tocar e cantar... e nada de tirar o raio do pano!!!Mas o que é isto?Vai ser o concerto todo assim? Ainda por cima está com efeitos especiais que não se percebe nada por causa do sol!!!? Mas era mesmo assim... acaba a música e o pano abre-se!!!
Não sei quantas músicas tocaram, sei que gostei imenso, é um grupo muito completo a nível de sonoridades... desde baixo, guitarra, piano, xilofone, bateria, violino, violoncelo, saxofone e trompete... os sons eram tão variados que emitam uma música de fechar os olhos e viajar... longe dali.... Como não sei islandês, nem o nome da música houve 1 que gostei especialmente que parecia uma música de embalar, com o som do xilofone que parecia daquelas caixas de música dos bébes.
3 comments:
ola Nesca
ainda bem que gostaste dos sigur, são efectivamente das melhores bandas, na minha opinião, que andam por aí. foi a primeira banda que me fez chorar em concerto até hoje, tal a força e a emotividade que trasnmitem e é giro ver como, mesmo a uma pessoa que não os conhecia, eles conseguem causar uma impressão tão positiva. :)
ah, as moças são as amina, e são um grupo independente, só que tocam com eles nesta últimas tournée! ;)
beijo
Ola Vanessa!
eu gostei do quadro!!parece feito por um profissional!
Beijinho,
Suzana
Quem me dera ter ido a esse concerto. Gosto bastante mesmo!!! Eu aqui tão pertinho da islandia e não tenho concertos de Sigur Ros :-((((
Post a Comment