Monday, September 04, 2006

Não fazemos ideia!

Hoje tive mais um jantar em casa, organizado pela Y. Acho uma graça... de cada vez que se fazem aqui jantares... mesmo que seja só entre nós... há sempre um aperitivo, hoje foi Batida de Coco.

Mas não era disso que queria falar. A seguir ao jantar começamos a falar de temas como a igreja, distinção da ortodoxa e da cristã. E depois perguntámos à Zora como era no regime comunista, no país dela na Bulgária....

Vieram me as lágrimas aos olhos, tive uma vontade imensa de chorar, mas contive me. Nós não fazemos ideia mesmo do que é viver só com o essencial. Na escola, para ela os ocidentais eram uns coitadinhos, existiam pobres... mas no país dela tudo era bom, próspero. Mas depois ela ouvia a Mãe dela falar e não percebia porque é que esta se queixava por só ter 3 pares de sapatos.. Que materialismo... Existia de facto um desfazemento entre o que ouvia na escola e no que ouvia em casa... o que deixava uma rapariga de 10, 12 anos completamente baralhada.

Mas nós não fazemos mesmo ideia do que estas pessoas passaram... de como era o ensino. A Zora contou nos que lhe ensinaram a usar uma arma!a pôr umas máscara de gás... porque vinha ai a 3 Guerra Mundial!! Contou nos que corria às 7h da manhã no recreio, às voltas no gelo, não sabendo qual mesmo o intuito... que ia às 5h da manhã buscar o pão e leite com a irmã, porque a 2 levavam mais coisas....

Vieram me as lágrimas aos olhos, felizmente nunca vivi nada disso, nem a filha de Zora há de viver isso... nós não fazemos mesmo ideia de quão privilegiados nós somos... tudo ao nosso alcance, um pão, uma cola cola... umas levis... a Zora só teve o seu primeiro par de gangas aos 15, a seguir à queda do muro de Berlim.

No comments: